Descargas Parciais nos Enrolamentos Estatóricos (PDA)

Acopladores Capacitivos

Modelo: MCC

Os acopladores capacitivos OMICRON, modelos MCC112 (1,1 nF), MCC 117 (2 nF) e MCC124 (1,1 nF), foram especialmente projetados para testes, monitoramento e diagnóstico das atividades de descargas parciais (PDA) em geradores e motores de média tensão, com tensões respectivamente de até 12, 17 e 24 kV.

 

Os acopladores OMICRON são compactos e fáceis de se integrar em máquinas novas ou já em operação. Para obter os sinais de descargas parciais, basta instalar um acoplador no terminal de cada fase do gerador/motor, dentro da caixa de ligações, o que torna a montagem muito mais simples, rápida e fácil. Os acopladores são conectados à unidade de aquisição de dados OMICRON modelos  OMS 600 (monitoramento contínuo) ou OMS 605 (monitoramento periódico) através de cabos triaxiais com dupla malha de terra para minimizar o impacto de interferências externas.

 

Os itens de segurança de cada acoplador estão inclusos no corpo do próprio, e não em uma caixa terminal externa, geralmente montada distante do acoplador. Isso quer dizer que se um cabo de sinal for rompido em qualquer ponto entre acoplador e caixa terminal, o risco de alto potencial estará limitado a 90 V. Além disso, é importantíssimo saber que o aterramento é feito em cada acoplador. Adicionalmente, a base de fixação é muito mais robusta que outras disponíveis no mercado, permitindo instalação mais fácil e rápida.

 

Do ponto de vista da durabilidade, os acopladores OMICRON são moldados no formato, e não usinados. Isso permite que a superfície do epóxi seja impermeável, evitando contaminação e absorção de fluidos.

Marcus Eugênio de Almeida

Diretor Técnico e Comercial

 

Tel.: +55-11-97619.2235

 

E-mail: marcus.almeida@poluxtec.com.br

© 2014 por POLUX TECNOLOGIA. Desenvolvido por Gestão Express